segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hoje é dia da Internet

A rede mundial que começou como sons irreconhecíveis transmitidos através de uma linha telefônica na década de 90, é hoje um fenômeno que revolucionou completamente a maneira como interagimos com o mundo e como fazemos negócios. 

Antes utilizada para encontrar novas formas de comunicação entre funcionários e clientes, hoje a Internet é uma ferramenta das empresas para fornecer informações em tempo real e manter a comunicação com seus principais públicos. Os clientes utilizam a Internet, e em particular, as redes sociais para encontrarem informações sobre produtos e empresas, bem como para compartilhar suas opiniões com mais de seis bilhões de pessoas que usam a Internet diariamente. É claro que junto com os benefícios, vem o risco.

De acordo com a edição de 2010 do Internet Security Threat Report (ISTR), da Symantec, os ataques cibernéticos estão crescendo em número e complexidade à medida que os hackers tentam colher benefícios financeiros a partir da propriedade intelectual das empresas e também da abundância de informações pessoais disponíveis on-line. Além disso, os invasores estão direcionando suas ações para os mercados emergentes devido à evolução de suas infraestruturas, e as atividades maliciosas estão aumentando. Por exemplo, o Brasil é o terceiro país no mundo com mais atividades maliciosas.

Por essa razão, é importante que as empresas tomem precauções ao trabalharem on-line, dando passos simples, como: 
     (1) manter-se informado sobre as táticas mais recentes usadas pelo cibercriminosos

     (2) estabelecer políticas formais de segurança na Internet

     (3) conscientizar os funcionários sobre aplicações não autorizadas e outras ameaças

     (4) implantar uma solução de proteção endpoint ou antivírus confiáveis.

Quando estiver online simplesmente para verificar seu e-mail ou ler notícias, lembre-se de todas as coisas que a Internet nos proporcionou, mas também esteja ciente dos riscos e se prepare para enfrentá-los.


Fonte: Jornal O Barriga Verde



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!